GESTÃO DE PROJETOS


A organização deve possuir métodos que orienta, e governam a seleção de projetos e que devem fazer parte dos ativos em conhecimentos organizacionais. O plano estratégico é o principal documento orientador da seleção dos projetos. Nesse sentido, podemos afirmar que os projetos devem:

 


Este processo tem por finalidade exercer o escopo do projeto, o controle de execução de tarefas e não repassar as informações de desempenho dos trabalhos.


Visar diretamente a objetivos do plano estratégico e concorrer para a consecução desses objetivos, por intermédio de objetivos gerenciais, administrativos ou operacionais.


Tem como objetivo gerenciar o escopo, controlar os clientes e os gerentes do projeto assim como os seus stakakeholders.


Emprega a metodologia do distanciamento do gerenciamento, assim, sem a utilização do sistema de informações no gerenciamento de projetos, o escopo do projeto não sofre desvios.


Tem como objetivo gerenciar o início e o fim do projeto, de maneira que ele não possa ser controlado pelas partes interessadas no projeto e nem os gerentes de projeto.

As auditorias de configuração têm por finalidade verificar se os itens configurados e suas documentações estão de acordo com o previsto, se estas estão completas e precisas, se satisfazem os requisitos estabelecidos, registrando todos os fatos. Nesse sentido a auditoria de configuração pode ser dividida em:

 


Auditoria de configuração conceitual e de relatório


Auditoria de configuração particional e retórica


Auditoria de configuração funcional e física


Auditoria de configuração de seleção e fechamento do projeto


Auditoria de configuração de abertura e fechamento do projeto

A infraestrutura de um Escritório de Projetos dependerá, em grande parte, das atribuições que ele deverá desempenhar. Em síntese, o Escritório de Projetos precisará quais aspectos gerais?


espaço físico, comunicações e processos gerenciais;


treinamentos, equipe de EP, a habilidade da operação do EP;


do programa de ações e treinamentos de implantação da administração por projetos;


qualificação, quantificação e definição da oportunidade na dependência do planejamento da implantação e da implementação;


equipe do EP, processos gerenciais e parâmetros e padrões;

Fazer a estimativa de custos em um projeto tem como objetivo verificar os recursos necessários para executar as atividades do projeto. Neste caso podemos afirmar que o custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo, e este custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas. Sobre a estimativa de custos em um projeto podemos afirmar que:

 


Considerando o objeto deste processo, a estimativa de custos parte da finalização de modelos de projetos que venham a explicar o cenário, empregando parâmetros conhecidos.


Só existe uma estimativa de custos do projeto, no momento do ciclo de vida do projeto com objetivo fixo e por isso não são utilizadas diversas técnicas e ferramentas para estimas tais custos.


Não existe uma estimativa de custos do projeto, existem várias estimativas que são feitas em momentos distintos do ciclo de vida do projeto com objetivos diversos e por isso são utilizadas diversas técnicas e ferramentas para estimas tais custos.


A elaboração de estimativa de custos são falsas e não existindo nos projetos.


Considerando o objeto do processo, os custos dos recursos e serviços são informações que não devem ser conhecidas ou identificadas inicialmente, partindo apenas do pressuposto que a EAP determinará o conjunto total de custos.

Como Projeto está diretamente ligado a planejar estrategicamente, desenvolver e empreender, além de ser a força operacional atuante nas organizações, é fundamental que o Conhecimento seja “lapidado”. O Conhecimento é composto pela relação Dados, Informação, Documentação, Comunicação e Tecnologia da Informação. Por exemplo, a documentação representa um conjunto de registros (documentos) que contêm informações.

 

Analisando o modelo de documento na figura abaixo, responda: Este documento refere-se a qual fase do planejamento de projetos?


Gestão de Integração


Gestão da Qualidade e Comunicação


Overlap dos grupos de projetos


Gestão de Operabilidade


Gestão de Riscos

Qual é o tipo de escritório de projetos destacado na afirmação a seguir?

 

"dispõe de espaço físico próprio para pessoal e para materiais diversos. Em alguns casos o escritório de projeto dispõe até de meios de transporte".


Escritório de Janelas de Tempo


Escritório Virtual


Escritório Bipartido


Escritório Físico


Escritório Unilateral

Qual é a ferramenta descrita na afirmação:

 

“ferramenta de gerenciamento detalhado do escopo do projeto que permite vislumbrar os objetivos a serem alcançados. Atua na divisão dos resultados do projeto em tarefas, quando analisados do ponto de vista de projetos ou, em partes físicas, quando analisados dos pontos de vista de produtos”.


Estrutura Analítica de Projeto


Diagrama de Processos e Valor


Matriz de responsabilidades e de mudança


Diagrama de Pareto


Estrutura Analítica de Produto

EAP significa Estrutura Analítica de Projetos ou em inglês WBS – Estrutura analítica do trabalho. A EAP é estruturada em árvore exaustiva, hierárquica e utilizada para evidenciar o que é realmente necessário para a execução de um projeto, desmembrando as fases e facilitando a realização das tarefas. Para que a EAP seja elaborada é necessário que as informações relevantes do projeto sejam consideradas, porém, o excesso de informações pode atrapalhar as análises.

 

Sobre o EAP assinale a alternativa correta.

 


Sobre ele podemos afirmar que é o documento que exclue a sequencia do trabalho a ser realizado.


A fase de planejamento do EAP é uma das que menos demanda esforço para elaboração e a que menos tem importância em um projeto.


Ele não pode e não consegue fornecer uma representação gráfica do escopo do projeto.


Ele auxilia na obtenção de todo o trabalho exigido para alcançar o objetivo final do projeto.


Ele cria uma dissociação entre escopo e os stakeholders responsáveis.

O que significa o conceito clientes na afirmação a seguir?

 

"Sob a ótica de projetos, as informações (dados), devem ser completadas pelas colhidas junto a clientes, distribuidores, serviços de apoio e outros, que avaliam o produto e serviço associado quando em operação"

 

Marque a única correta.


os serviços de atendimento ao consumidor não devem ser simplesmente ilhas e prestação de serviços, mas precisam estar integrados ao sistema de informações empresariais.


os serviços de atendimento ao consumidor devem ser simplesmente ilhas e prestação de serviços, mas não precisam estar integrados ao sistema de informações empresariais.


os serviços de atendimento ao consumidor não devem ser simplesmente ilhas e prestação de serviços, mas não precisam estar integrados ao sistema de informações empresariais.


os serviços de atendimento ao consumidor exigem ser simplesmente ilhas e prestação de serviços, entendendo que a integração ao sistema de informações empresariais não é importante.


os serviços de atendimento ao consumidor não devem ser simplesmente ilhas e prestação de serviços, mas também não exigem estar integrados ao sistema de informações empresariais.

Para a implantação de um Escritório de Projetos, qual a primeira ação a ser concluída para que a implantação ocorra?


Definição da Equipe


Análise dos fatores de variabilidade


Programa de Qualidade e Riscos


Análise da Conformidade dos Processos.


Programa de Melhoria